Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

newsletter


Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

Creche
“Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados  que recebem. Também sabemos que estas experiências podem ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro.Os cuidados adequados durante a primeira infância trazem benefícios para toda a vida. A infância é a etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e inteletual.”

Manual de Gestão da qualidade da Resposta Social Creche, I.S.S.
 
A elaboração destes Modelos teve como objectivos:
 
  • Ser um instrumento para a auto-avaliação das Respostas Sociais, permitindo rever de uma forma sistemática o seu desempenho;
  • Apoiar no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade, permitindo uma melhoria significativa da sua organização e funcionamento;Agregar num referencial normativo, todos os requisitos aplicáveis a uma Resposta Social, independentemente da natureza jurídica do estabelecimento.
Para apoiar na implementação deste Modelo, foram desenvolvidos alguns Instrumentos aplicáveis a cada Resposta Social, nomeadamente, o Manual de Processos-Chave e Questionários de Avaliação da Satisfação dirigidos a clientes, colaboradores e parceiros.

Diz-se ser “inquestionável que os pais têm um papel insubstituível e determinante na educação dos seus filhos.”A famíla assume um papel essencial no processo de desenvolvimento e crescimento das crianças, pois é na família que a criança estabelece o primeiro contacto com valores, atitudes e acções que lhe são transmitidas desde muito cedo. É fundamental  o envolvimento da família no prcesso eductivo da sala, uma vez que a creche é a continuidade do trabalho desenvolvido em casa.
 
A Creche é uma realidade que está para ficar.
O desafio está em torná-la uma realidade de qualidade.
(Gabriela Portugal, 1998)